RATATOUILLE


Animação de primeira, feita por um estúdio que já tem por tradição superar-se a cada novo trabalho. Das características que mais dão credibilidade às produções da Pixar, creio que a pesquisa exaustiva sobre os temas abordados é a que mais enriquece os resultados que vemos na tela.

Ratatouille é superior em diversos aspectos: inovação tecnológica, coerência narrativa, empatia e - mais importante - diversão. Tudo para contar a história de Remy, um rato com talento de gourmet que firma uma parceria com o atrapalhado ajudante do restaurante Gusteau's. Os valores e lições de moral das histórias infantis também estão lá, sem entrar em conflito com a originalidade. Talvez aí esteja outro ingrediente do sucesso da Pixar: ser adulto e infantil na medida certa.

Entre os ótimos personagens, sobressai o crítico gastronômico Anton Ego (acima). Suas tiradas ácidas são exemplo da apuração no roteiro, cito uma delas "...nem todos podem ser especiais, mas o talento e o magnífico podem surgir em qualquer lugar, cabendo ao abençoado com este dom esforçar-se para refinar ao máximo suas habilidades – e não fazê-lo seria algo tão criminoso quanto contentar-se com o banal". Na vida inteligente do cinema atual, a Pixar se tornou necessária.

4 comentários:

Manuzinha disse...

Ratatouille:

Uma palavra define esse filme: inspirador! A magia está nos detalhes e na mensagem positiva: qualquer um pode escolher ser o que quiser, até mesmo um ratinho pode cozinhar, e você, em sua sua superioridade racional, o que escolhe ser?
Divino, ficará entre os clássicos com certeza.

Anônimo disse...

O mais bacana é descobrir com o Mini-Chef que os humanos não são tão ruins quanto parecem. Isso já é um bom começo. Delicioso! E dá uma fome esse filme...

Murilo disse...

Depois de ver o Remy, a gente fica logo com vontade de fazer os mesmos experimentos...e foi o que fiz.Que prazer se sentir um rato especial.O filme é magnífico exatamente por isso: mostar que qualquer um pode ser especial.É só querer!Delícia!!Tenho que me render aos animados e à Pixar!

Anônimo disse...

Achei o filme fantástico: rico em detalhes e super animado. Além de conter uma narrativa super legal, este filme e engraçado e traz pra gente uma lição - você pode ser quem quiser, desde que queira e lute por isso. Vale a pena assistir, saí do cinema com uma fome e com certeza apreciei o meu jantar com o olfato do ratinho ... rs