BAIXIO DAS BESTAS



Baixio das Bestas podia ser visceral. Não é por causa do argumento, neste faltou força, evolução e criatividade. O elenco está muito bom, salvo uma e outra exceção que se dilui no grupo. Destaque para a interpretação de Dira Paes e a participação meteórica de Hermila Guedes. Até Matheus Nachtergaele conseguiu criar um nordestino diferente de todos os outros que já interpretou. O pernambucano Cláudio Assis, com sua pseudo-ousadia no argumento, bateu na trave da própria ingenuidade panfletária e perdeu a chance de fazer um filme arrebatador. Que a realidade pode ser cruel e violenta, qualquer pessoa que assista pelo menos ao Jornal Nacional já está cansada de saber. Chega a ser pueril acreditar que, para chocar, basta mostrar os arrabaldes da Zona da Mata Pernambucana – prostituição, agroboys onanistas e exploração sexual – sem mergulhar com fé nesse assunto. O que se vê na tela é o relato superficial de um submundo rural brasileiro. Paciência. É preciso bastante paciência para acompanhar uma estória que dá tantas voltas ao redor de si mesma para chegar a lugar nenhum. A excelente fotografia de Walter Carvalho e o esforço do elenco salvam o público do tédio. A certa altura, o personagem de Nachtergaele olha para a câmera e diz “O bom do cinema é que nele você pode fazer o que quiser”, complemento: inclusive abusar da tolerância do espectador.

4 comentários:

Manuzinha disse...

Uma palavra: evite!Esqueça as críticas positivas da mídia, o filme é um erro. Um milhão de reais jogado no lixo. O argumento é bom, o elenco é otimo mas faltou tudo no filme, inclusive respeito pra quem gosta e acredita no cinema brasileiro! Ainda bem que não paguei entrada....rsrsrs

Unknown disse...

Cara, o filme é ruim! Só isso tenho pra dizer! Não dá pra esperar muito do Cláudio Assis...

Sean disse...

Essa concerteza foi uma otima critica!!! Era tudo que precisava se falar do filme que baba-ovos de plantão não falaram!

Anônimo disse...

Pra mim não existe mais cinema nacional e eu acho o Claudio Assis um recalcado. Sindrome da classe média baixa, chata! Eu queimaria as cópias desse filme junto com outros tantos numa fogueira. Libertem as boas drogas, incinere essas drogas ruins!