O CHEIRO DO RALO


Uma crônica urbana sobre os limites da dignidade humana. A projeção não tem cheiro, mas a sensação de desconforto se espalha pela sala de cinema, alastrando uma constatação: chegou às telas o primeiro longa independente brasileiro de qualidade. O termo 'independente' é mais do que merecido, pois foi realizado a duras penas, com o dinheiro das pessoas que fizeram o filme. Com projeto aprovado pelas leis de incentivo, a obra não conseguiu patrocinadores.


Percebe-se logo de cara que o filme não está muito preocupado em agradar. A interpretação de Selton Melo é hipnótica e detestavelmente convincente – ao lado de Lavoura Arcaica, este talvez seja o seu melhor trabalho para o cinema. Selton é Lourenço, dono de uma loja que compra objetos usados. Ele exala sua perversidade no prazer que sente em explorar e humilhar pessoas em desespero financeiro, até que se torna refém de sua obsessão por uma bunda. Com cinismo quase onipresente, o roteiro envolve e segura a atenção até o fim. Talvez peque um pouco ao insistir num desfile interminável de pessoas com a auto-estima à venda. O figurino retrô e os cenários intimistas deram um ar cool e desimportante às pessoas que vemos na tela. Neste seu segundo longa metragem, o diretor Heitor Dhalia conseguiu dar leveza a uma história bem mais densa e depressiva, sem perder a essência do Cheiro.


Pense numa criança que leva uma surra depois de pedir aos pais uma consulta ao psiquiatra, como presente pelo seu aniversário de dez anos. Seria cômico, se não fosse verdade. Na verdade é cômico mesmo assim. A criança era Lourenço Mutarelli, autor do livro homônimo que originou o filme.

Um comentário:

Manuzinha disse...

O cheiro de ralo, é arrasador, uma prova da evolução do cinema brasileiro. A atuação de Selton Melo ultrapassa qualquer expectativa e só vem a provar tua maturidade como ator, o humor sarcático, as poucas explicações, a crueldade explícita que permeia as atitudes de Lourenço, o elenco de atores poucos conhecidos foi muito bem escolhido. Bom, enfim, adorei!!!!