O BOM PASTOR



O Bom Pastor é um filme burocrático, tenso e lento. Um verdadeiro teste de paciência. Creio que a mesma história poderia ter sido contada em uma hora e meia, em vez dos 167 longos minutos que tem de duração.


A expressão facial de Matt Damon permanece inalterada durante todo o filme - feliz, triste, cansado, em pânico, o tempo todo com o mesmo semblante, olhos arregalados e poucas palavras. John Turturro, por sua vez está ótimo, mesmo num papel secundário consegue chamar a atenção de maneira precisa toda vez que está em cena. Angelina Jolie, em suas poucas aparições, lembra Elizabeth Taylor em Gata em Teto de Zinco Quente, como um vulcão contido atrás de uma sensualidade frustrada.


A direção de Robert De Niro pode ser comparada a um dever de casa acadêmico, com enquadramentos e marcações tão engessadas que temos a impressão de que os pés dos atores e figurantes estão pregados no chão. De Niro devia continuar fazendo o que sabe muito, que é atuar, deixando a direção para seus colegas que bem souberam extrair o que ele tem de melhor.


O roteiro de Eric Roth (Forrest Gump e Munique) é minucioso no que se refere à pesquisa. Requer do espectador bastante atenção e algum conhecimento sobre história contemporânea, pois traz um volume de informações considerável. Boa parte baseado na participação norte-americana na Guerra Fria e na vida de James Jesus Angelton, um dos fundadores da CIA.


Além disso a trama é cheia de idas e vindas em diferentes datas politicamente determinantes para os americanos. Condizem com o período que vai da infância traumática de Edward Wilson (Matt Damon), passando por seu ingresso na Sociedade Skulls and Bones (de onde saíram grandes líderes e políticos influentes), seu trabalho a serviço do país durante a Segunda Guerra, até sua participação no planejamento do episódio que foi um dos maiores fiascos militares dos EUA, a invasão da Baía dos Porcos, em Cuba. Muita hora nessa calma.

Um comentário:

Unknown disse...

Fábio, nem quero comentar esse filme! ME RECUSO! Vc já viu esse curta? A D O R E I ! Veja...


http://video.google.com/videoplay?docid=109634585641061741&hl=en