O LABIRINTO DO FAUNO


Fábula e ultraviolência. O Labirinto do Fauno não trouxe nada de novo, a não ser a junção destas duas características de forma contundente. Talvez por isso seja um filme excelente. Assisti entre mais de duas dezenas de longas em duas semanas, na ocasião da Mostra Internacional de Cinema de SP, este foi um dos que mais me deixou resquícios na memória. A atmosfera mágica e sombria, a ambigüidade da trama cuja certeza só temos no final. Desfecho sensato e emocionante. Impossível esquecer, da trilha sonora, a triste cantiga de ninar. Os efeitos especiais que não perdem em nada para os Industrial Light and Magic da vida. E a violência! Algumas cenas fazem filmes do Tarantino parecer conto de fada. Apesar de pouca novidade na trama, a ousadia de inadequar para menores um filme que teria grandes chances com este público já vale o filme. Fiquei também feliz em ver um longa mexicano de tão alto nível técnico. Se fosse americano duvido que teria mantido a maioria destas qualidades.

4 comentários:

Unknown disse...

O Labirinto do Fauno é muito real. A fantasia está apenas na mente de Ofélia, que cria um universo e uma história particular paralela. Também encontrei muitas outras fantasias. Todos nós temos uma, ou várias. Até o General fantasia que é o dono da verdade, do bem e, principalmente, do mal. Muito interessante a cena da mãe dizendo enfaticamente que fantasia não existe, só existe na mente de crianças. Em seguida, uma cena de pura fantasia promovida pelos adultos. Quase chego a rir. Bem, mais uma vez a lição de respeito à diversidade e, por que não, à real fantasia de cada um. Cada um com suas inquietações, suas enormes e angustiantes complexidades, que, aos olhos de outros, são meras fantasias, que estão na prateleira das coisas sem importância, facilmente acessíveis e bem ao lado da lixeira.

Unknown disse...

Na minha opinião um dos melhores filmes do ano! E mostra o porque os diretores mexicanos estão em alta. Seguindo "Babel" e "Filhos da Esperança", "O Labirinto do Fauno" é mais um excelente filme de um diretor mexicano. Gostei muito da direção de arte e figurinos. E o monstro com os olhos nas mãos? Fantástico! E Maribel Verdú está excelente também!!!!

Unknown disse...

Não gostei.
Ok, trata-se da fantasia da garota, mas explorou muito essa questão e infelizmente com muita superficialidade.
Parece até David Linch (no mal sentido)...

Anônimo disse...

Assisti esse filme e gostei muito... Penso q todos nós deveríamos ter um pouco da fantasia de Ofélia e acreditar mais na vida, na felicidade, no bem viver....

Abração,